
Coronavírus, mistério ou castigo? Bispo responde
26/03/2020 - 05:00 am .- O Bispo Emérito da Prelazia do Marajó (PA), Dom José Luis Azcona Hermoso, levantou em um recente artigo a seguinte questão diante da pandemia da COVID-19: “coronavírus, mistério ou castigo?”.
Dom Azcona analisa primeira parte do documento final do Sínodo da Amazônia
12/12/2019 - 03:30 pm .- O Bispo Emérito do Marajó (PA), Dom Jose Luis Azcona, analisou a primeira parte do Documento Final do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, que aconteceu de 6 a 27 de outubro, no Vaticano, com o tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
Bispo denuncia idolatria e escândalo causados pelas imagens da Pachamama
06/11/2019 - 10:00 am .- O Bispo Emérito de Marajó (PA), na Amazônia brasileira, Dom José Luis Azcona, denunciou a “idolatria” e o “escândalo” em torno das polêmicas imagens da Pachamama, que estiveram presentes em diferentes eventos do Sínodo da Amazônia.
Dom Azcona adverte sobre significado de estátua da mãe terra no Sínodo da Amazônia
28/10/2019 - 05:00 pm .- O Bispo emérito da Prelazia do Marajó (PA), Dom José Luiz Azcona Hermoso, fez uma advertência sobre o significado das estátuas da mãe terra que estiveram presentes no Sínodo da Amazônia, que ocorreu no Vaticano de 6 a 27 de outubro.
Dom Azcona responde à justificativa de que indígenas não compreendem o celibato
15/10/2019 - 09:06 am .- Em um novo artigo enviado à ACI Digital sobre o Instrumentum Laboris (IL) do Sínodo para Amazônia, que acontece no Vaticano até 27 de outubro, o Bispo Emérito da Prelazia de Marajó (PA), Dom José Luis Azcona, comentou sobre a ordenação de sacerdotes casados e respondeu à justificativa de que os indígenas não compreendem o celibato.
Instrumento de trabalho do Sínodo iguala cristianismo a demais religiões, denuncia Dom Azcona
01/10/2019 - 10:00 am .- O Bispo Emérito de Marajó (Brasil), Dom José Luis Azcona, denunciou que o Instrumento de Trabalho (IT) do Sínodo da Amazônia nivela o cristianismo a todas as religiões, negando “a unicidade e exclusividade do caminho de Cristo”.
Bispo critica silêncio de documento de trabalho do Sínodo sobre pecado nos indígenas
26/09/2019 - 08:00 pm .- O Bispo Emérito do Marajó, Dom José Luis Azcona Hermoso, que serviu nessa jurisdição da Amazônia durante quase 30 anos, criticou o silêncio sobre o pecado nos indígenas no Instrumentum laboris ou documento de trabalho do Sínodo da Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro no Vaticano.
Dom Azcona: o objetivo do Sínodo deve ser renovar a fé e fazê-la missionaria
09/09/2019 - 03:04 pm .- Respondendo a um recente artigo do relator do Sínodo para a Amazônia, Cardeal Claudio Hummes, o bispo prelado emérito de Marajó, Dom José Luis Azcona, ressalta que o objetivo do Sínodo deve ser uma renovação da fé para torna-la missionária, e assevera que “sem este objetivo, sem conversão em sentido estrito, não tem Sínodo, nem futuro para a Amazônia”.
Dom Azcona: é “alarmante” a ausência de Cristo Crucificado no Instrumentum Laboris do Sínodo
30/08/2019 - 03:00 pm .- Em mais um artigo crítico ao Instrumentum Laboris do Sínodo para Amazônia, que decorre entre os dias 06 e 27 de outubro no Vaticano, o bispo emérito da Prelazia de Marajó (PA), Dom José Luis Azcona, chama atenção para a total ausência do elemento central do anúncio evangelizador no documento de trabalho dos padres sinodais que é a referência a Cristo Crucificado, que "não é proclamado nem lembrado uma só vez” no documento, o que, segundo o bispo leva a suspeitas “fundadas” sobre a condição cristã deste escrito.
REPAM traça caminho perigoso para a unidade, diz Dom Azcona. Hummes e Kräutler negam
26/08/2019 - 06:05 am .- Em um texto publicado, nesta terça-feira, 20, Dom José Luis Azcona, bispo emérito de Marajó, na Amazônia brasileira, dedicou uma parte inteira a analisar a atuação da Rede Eclesial Pan-amazônica, REPAM, a qual classifica como uma “instituição de pensamento único” o que seria, na opinião do bispo, algo “ameaçador” para o caminho da sinodalidade e um perigo para a unidade eclesial do Brasil, a presidência da entidade, representada pelo Cardeal Dom Claudio Hummes e Dom Erwin Kräutler, nega as críticas do bispo.
A Amazônia brasileira não é mais católica, prelado critica Instrumentum Laboris do Sínodo
20/08/2019 - 12:54 pm .- Dom José Luis Azcona, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó, na região amazônica, publicou algumas considerações em relação ao Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, que acontecerá em outubro, no Vaticano. Página 1 de 1